terça-feira, 21 de agosto de 2007

2ª Edição da Rota da Raia (2006)

Mais um aniversário do Núcleo de Ciclismo do GDCRPG, mais uma Passeio de Cicloturismo «Rota da Raia» e vão dois de cada


Na segunda edição da «Rota da Raia» em Cicloturismo organizada pelo Núcleo de Ciclismo do Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Penha Garcia, no passado dia 1 de Outubro, a manhã surgiu cheia de nevoeiro. A semana tinha-se mostrado chuvosa e o dia parecia não prometer outra coisa.
A pouco e pouco cada equipa e cada participante foi chegando, após o secretariado e uns bolinhos que os esperavam para aconchegar o estômago, foi dada a partida junto ao polidesportivo pelas 9h 15, o mais rápido que se pode pois o receio de chuva mantinha-se, mas tendo em conta que algumas equipas, tendo-se metido em atalhos de percurso até chegar a Penha Garcia, como diz o ditado meteram-se em trabalhos, acabaram por chegar mais tarde.
O percurso deste ano ligeiramente mais curto que o do ano passado, uma vez que não passou pelas localidades de Torre e Termas (da freguesia de Monfortinho), teve cerca de 65 Km e decorreu em sentido contrário.
Uma vez mais fazendo parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e dos Utilizadores da Bicicleta, o passeio decorreu entre as freguesias de Penha Garcia, Monsanto, com passagem depois ao lado de Idanha-a-Velha e Alcafozes, Toulões, onde foi efectuado o habitual reforço alimentar a meio do passeio (gentilmente oferecido pela Junta de Freguesia de Toulões), para retemperar forças para o resto do percurso, o mais difícil por certo, apesar da subida de Idanha-a-Velha ter deixado já as suas marcas. Faltava ainda a subida de Monfortinho, que com um piso de empedrado dificultando ainda mais a subida deixou também a sua marca. No final da mesma uma ligeira paragem de forma a juntar o grupo que ficara disperso na subida, a fim de chegarmos todos em pelotão a Penha Garcia.
Quanto à chuva: puro engano, a pouco e pouco o nevoeiro foi-se desvanecendo e a meio do percurso surgia já um sol radiante que fez desaparecer do dorso dos participantes os corta-ventos e impermeáveis.
Após o termino do passeio e depois dos banhos no polidesportivo, seguiu-se o almoço convívio no Restaurante Raiano de Penha Garcia onde durante o mesmo foram oferecidos troféus às equipas participantes, bem como lembranças individuais para os participantes, como é habitual neste tipo de eventos, bem como folhetos turísticos da nossa bela região.
Uma vez mais a organização contou com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Juntas de Freguesia de Penha Garcia e Toulões, da Secção de Penha Garcia dos Bombeiros Voluntários, do destacamento regional da GNR, da Associação «As Palmeiras» de Castelo Branco, a quem agradecemos o carro de som e com diversas entidades comerciais e empresariais da nossa região que contribuíram uma vez mais com troféus para o evento. A todos o nosso obrigado.